Além de evitar o desperdício de alimentos e gerar estabilidade econômica para 15 agricultores que atuam no Cinturão Verde de São Paulo, ação também ajudou a combater a fome
em comunidades carentes paulistas na pandemia
em comunidades carentes paulistas na pandemia
A Yara colocou em prática uma ação inédita voltada a ajudar os agricultores de hortifrutis e muitas pessoas que moram na Grande São Paulo e Baixada Santista e que estão enfrentando problemas econômicos decorrentes da pandemia. A empresa manifestou imediato apoio ao tema, comprou cinco toneladas de colheita dos produtores rurais de hortifruti que atuam no Cinturão Verde de São Paulo, firmou parceria com a ONG Grupo de Mulheres do Brasil e contou com o apoio na distribuição do Rotary Club Cubatão, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a CUFA (Central Única das Favelas). O resultado foi a entrega gratuita de 63 mil porções de saladas para cerca de cinco mil famílias carentes e a garantia de venda da produção e, consequentemente, do sustento de 15 agricultores e suas famílias localizados na região de Mogi das Cruzes (SP). A iniciativa fez com que famílias carentes da capital paulista e do município de Cubatão recebessem opções saudáveis de alimentação.
As cinco toneladas foram compostas por um mix de hortaliças, como rúcula, agrião, salsinha, coentro, couve, espinafre e os diversos tipos de alface, que, sem destino certo decorrente do fechamento de restaurantes, seriam descartados. “Essa parceria está sendo fundamental porque apoia e valoriza o pequeno produtor rural ao remunerá-lo a preço justo e, principalmente, proporciona desperdício zero de alimentos ao entregar a quem mais precisa”, explica Simone Silotti, que lidera o grupo de agricultores.
“A importância de contribuir para repensar a questão do desperdício e ao mesmo tempo proporcionar uma alimentação de qualidade a quem mais precisa neste momento tão difícil fez com que a Yara atuasse nas duas pontas mais necessitadas: os agricultores, que são nossos parceiros, e as famílias carentes, que precisam ter acesso a alimentos saudáveis sem custo”, destaca Lucied Marques, diretora Comercial e de Negócios da Yara Brasil.
Estudos reforçam a importância da alimentação saudável para a saúde
De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), consumir cinco porções de frutas, hortaliças e legumes por dia reduz em média 5% a incidência de morte por diversas causas, sobretudo as cardiovasculares. Já a ONU sugere o consumo diário de 400 gramas de hortaliças e frutas a todas as pessoas como forma de preservar a saúde. “Ao oferecer alimentos naturais também estamos proporcionando uma refeição saudável que pode significar uma melhora na qualidade de vida das pessoas”, afirma Lucied.
Sobre a Yara
A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.
No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 5,5 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.
Fonte: YARA