Mesmo sendo um estado jovem, o Tocantins vem se destacando quando o assunto é crescimento e, os investimentos na criação de cavalos e esportes equestres não ficam de fora deste contexto, já que, cada dia mais;novos criadores e amantes das diversas modalidades esportivas que envolvem o cavalo; trazem principalmente,inovação para o segmento. E foi pensando neste desenvolvimento positivo que um dos proprietários de haras da capital, Palmas, foi mais longe e está construindo a primeira pista coberta em tamanho oficial do Tocantins.
O calor do norte e nordeste do país já é conhecido e com altas temperaturas, tanto as pessoas quanto os animais sofrem e se desgastam; além da desidratação ser frequente, sem o acompanhamento e os cuidados adequados. Os treinadores de cavalos que em sua maioria concentram os treinos durante o dia; sabem que o tempo de treino no Tocantins deve ser reduzido pensando no bem estar animal, tendo em vista que, o calor prejudica o desempenho dos animais em pista, deixando-os cansados e ofegantes em pouco tempo.
No Brasil existem várias pistas cobertas de diferentes tamanhos já que para cada modalidade existe uma metragem, mas de fato, uma pista com tamanho maior, facilita a prática de diversas opções para a prática do esporte equestre. A cobertura que está bem adiantada no Rancho Azevedo em Palmas; está sendo feita em uma pista de 42 metros de largura por 80 metros de comprimento, podendo receber provas de laço em dupla, laço comprido, apartação, três tambores, laço de bezerro, team penning dentre outras modalidades.
Para Virgílio Azevedo proprietário do Rancho, a cobertura da pista foi uma iniciativa pensando no conforto de todos, além do reconhecimento do esporte, pois com certeza,com a pista, mais provas serão realizadas trazendo mais profissionais, além de novos integrantes para o meio do cavalo. “Na nossa cidade uma pista coberta chega a ser uma prioridade, porque aqui é muito quente e a época dachuva não tem pausa, o que prejudica, e muito, o andamento dos treinos, por isso, pensando em prolongar os trabalhos em pista e claro, receber novas provas na nossa estrutura, passou a ser uma meta que graças a Deus está sendo concluída com sucesso”, explica Virgílio.
Uma pista de esportes equestres coberta no Tocantins significa muito mais do que um estrutura diferenciada que traz mais conforto, essa cobertura mostra o engajamento de quem investe no cavalo, mostra dedicação, investimento no que certamente vale a pena, inovação, preocupação, além de visão e planejamento futuro. Com a parte das ferragens já instaladas, a pista coberta do Rancho Azevedo ainda não tem data prevista para inauguração, mas as expectativas estão altas para este dia.