Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Tocantins caminha para retirar vacina contra aftosa

Segundo a previsão da retirada da vacinação contra febre aftosa para maio de 2022, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), vem adequando suas ações de retirada da vacina no país.

Em maio deste ano estava previsto o processo de retirada da vacinação contra febre aftosa do Bloco IV, o qual o Tocantins faz parte. Todavia em virtude da pandemia, prorrogou-se o prazo por mais um ano.

Desta forma os blocos II, III e IV retirarão a vacinação juntos, e a posteriormente, é realizado um trabalho de vigilância sobre a ausência da doença nestes estados pelo período de dois anos. Após este prazo, é que será feito o pedido à OIE para o reconhecimento internacional de zona livre da aftosa sem vacinação.

 

Avanços no Tocantins para retirada da vacinação

Contudo as exigências feitas ao Tocantins, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão sendo cumpridas pela Adapec. Entre estas ações, a celebração de convênios entre o governo estadual e governo federal, aquisição de novos veículos, computadores e capacitação da equipe.

Contudo outros destaques no plano estadual de retirada da vacinação contra aftosa, são:

  • volta da arrecadação do Fundo de Defesa Agropecuária (Fundeagro) com a finalidade de manter as ações de vigilância agropecuária e de criar um fundo de indenização;
  • a criação de um orçamento próprio para o PEVFA;
  • a estruturação da ferramenta produtor online, que possibilita os produtores rurais emitir Guias de Trânsito Animal (e-GTA);
  • melhorias no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (SIDATO).

Agora no mês de junho, o Tocantins recebe a auditoria do Mapa, para atestar a capacidade do Estado para a retirada da vacinação contra aftosa. Como resultado da etapa final, as ações formuladas pela Adapecserão avaliadas, ou seja, ações que contemplam todos os planos de saúde da pecuária e defesas administrativas.

 

Por: AGROLINK –Eliza Maliszewski

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/tocantins-caminha-para-retirar-vacina-contra-aftosa_451664.html

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *