O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura (SFA) realiza, nesta quinta-feira, 22, às 11h, o Encontro Digital – Cadastramento dos SIM’s ao e-SISBI, para promover o cadastramento dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM) junto ao sistema eletrônico Sistema Brasileiro de Inspeção (e-SISBI) ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nesta primeira etapa, o encontro é direcionado aos gestores municipais e equipes de profissionais que estão ligados aos SIM.
O e-SISBI é um sistema eletrônico do MAPA disponibilizado para gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos dos Estados, Distrito Federal, Municípios e consórcios de Municípios, contemplando o Cadastro Geral voluntário de todos os serviços de inspeção, dos estabelecimentos e produtos neles registrados. A ação tem como objetivo promover a padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção dos produtos de origem animal, de forma a garantir a segurança dos alimentos independentemente da instância que o inspeciona.
Para a Gerente de Fomento à Agroindústria, a engenheira de alimentos Verônica França, este cadastramento representa um importante passo para a harmonização entre os sistemas de inspeção, ao longo de muitos anos: “Há 12 anos a Secretaria da Agricultura vem trabalhando junto aos municípios para termos uma legislação sanitária adequada à realidade do Estado do Tocantins, agora é o momento de darmos um próximo passo em direção à melhoria contínua da fiscalização realizada pelos agentes municipais”, ressaltou.
A gerente destaca ainda que, hoje o Estado do Tocantins conta com o SIM em 116 municípios, um número muito expressivo em relação ao circuito nacional.
Etapas
Segundo informações da Gerência Fomento à Agroindústria da Seagro, no Tocantins, o cadastramento ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira para os Serviços de Inspeção e a segunda direcionada para os estabelecimentos agroindustriais.
De acordo com o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, é importante envolver todos os municípios nesta etapa para que possam se cadastrar, elevar o nível dos serviços prestados e romper as barreiras comerciais, aquecendo assim a economia local e consequentemente gerar mais renda ao produtor. “É nos municípios que o desenvolvimento acontece, o Governo do Estado promove essas ações visando ofertar à população produtos com segurança alimentar produzido e comercializado no Tocantins. A certificação com equivalência Federal possibilita a comercialização não só em diferentes municípios assim como em todo o território nacional. O município ganha ao ver a expansão dos mercados para os produtores e, outros estados terão a oportunidade de conhecer o verdadeiro sabor curraleiro”, destacou o Secretário.
Participação
Para participar da live, no dia 22, às 11 horas, o interessado deve acessar a plataforma do Youtube no canal da Seagro: seagrotocantins.
Fonte: Seagro