Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Sojicultor brasileiro tem melhor retorno financeiro na safra 2020/21 desde criação do Plano Real

Por Carla Mendes

O retorno financeiro da soja na safra 2020/21 do Brasil deverá ser o melhor dos últimos anos e alcançar seu melhor nível desde a criação do Plano Real, em 1994, como explicou o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (6). E este é o principal combustível para o considerável aumento da área esperado para a nova temporada brasileira da oleaginosa, que na perspectiva da Agrinvest deverá ser próximo de 900 mil hectares.

“Acreditamos que devemos ter uma área entre 37,8 e 37,9 milhões de hectares plantados no Brasil”, acredita Araújo, que explica ainda que essas novas áreas deveriam vir essencialmente de pastagens degradadas. Mais do que isso, o analista explica que o atual cenário macroeconômico – com um novo corte na taxa básica de juros para 2%, que ficam negativos ao se aplicar o fator inflação – pode atrair até mesmo investidores que atualmente no atuam no campo.

A questão cambial é outro fator que segue contribuindo para a formação dos preços da soja do Brasil, bem como da rentabilidade do sojicultor. “De curto para médio prazo é provável que o real ganhe força frente ao dólar e Chicago ter um impulso maior”, diz Araújo. Da mesma forma, o inverso também é verdadeiro. A desvalorização do real – que passa de 30% no acumulado de 2020 – trouxe boas oportunidades de comercialização da oleaginosa em reais.

Veja a íntegra da entrevista e leia o texto completo no site do Notícias Agrícolas

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *