Os investimentos na agricultura familiar do estado de Roraima devem chegar a um aporte de 3,45 milhões. Os recursos serão destinados a partir de projetos de participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) aprovados, em 2020, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A execução das propostas apresentadas terão início neste ano. Ao todo, 457 agricultores familiares da capital, Boa Vista, e dos municípios de Pacaraima, Bonfim, Rorainópolis, Caroebe, Alto Alegre e São João da Baliza, foram beneficiados pelo programa. Eles devem entregar, ao longo do projeto, cerca de 2 mil toneladas de alimentos a unidades recebedoras, como banco de alimentos, entre outros.
Os produtos doados irão complementar a alimentação de 293.499 pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelas instituições. Entre os alimentos a serem produzidos estão tubérculos, como mandioca, batata doce, frutas, como banana, melancia, caju, limão, entre outros.
A maior parte dos recursos é oriunda de Medida Provisória, algo próximo a R$ 2,5 milhões, e o restante, de emendas parlamentares. A medida contribuiu para atenuar os efeitos decorrentes do enfrentamento à pandemia de COVID-19.
Fonte: Conab