O Senado aprovou na quarta-feira (1º) nova proposta para o pagamento do auxílio a trabalhadores de outras categorias, incluindo pescadores e aquicultores para receber o pagamento de auxílio financeiro emergencial de R$ 600, além de homens na mesma situação das mulheres que administram casa e família sozinhas, mães adolescentes, feirantes, técnicos agrícolas, autônomos de educação física, taxistas, motoristas de aplicativos.
Desde o anúncio do Governo Federal sobre alguns trabalhadores do país, e da aprovação da proposta do Senado na última segunda-feira (30), diversas dúvidas surgiram relacionadas a quem seriam os beneficiados.
Incertos de que seriam incluídos, pescadores e aquicultores, representados por suas lideranças, enviaram, no mesmo dia da aprovação, um documento ao Senado, solicitando que a categoria fosse contemplada, ainda que alguns trabalhadores não tenham o Registro Geral da Pesca (RGP). Outra solicitação feita foi para inclusão dos que ainda aguardam liberação do INSS referente ao pagamento do seguro defeso de 2019.
É importante ressaltar que a proposta ainda está em tramitação, dependendo do aval da Câmara de Deputados. Enquanto isso não acontece, os trabalhadores da categoria aguardam com a calma e confiança que um pescador precisa ter durante a pescaria.