Os preços nos Estados Unidos (EUA) subiram 0,1% no mês de junho, segundo divulgado pelo Departamento de Comércio nesta sexta-feira (26). Em um ano, o PCE foi a 2,5%, mas segue acima da meta de 2% do Federal Reserve (Fed).
A leitura da inflação de junho vem após uma estabilidade registrada em maio. Até aquele mês, o índice acumulava alta de 2,6% em 12 meses.
Os números do mês passado vieram em linha com as projeções do mercado, que esperava um avanço mensal de 0,1% e anual de 2,4%.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo do PCE subiu 0,2% no sexto mês do ano, após alta de 0,1% em abril. O núcleo da inflação aumentou 2,6% na comparação anual.
As expectativas para o núcleo eram variações de 0,2% mês a mês e de 2,5% ano a ano.
A leitura em linha com as expectativas reforça o cenário de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) na reunião de setembro, avalia a XP Investimentos.
O Fed tem mantido seus juros de referência na faixa atual de 5,25% a 5,50% desde julho passado. Os mercados financeiros esperam que o Banco Central norte-americano inicie seu ciclo de afrouxamento em setembro.
Antes da divulgação, às 9h (horário de Brasília), 89,6% do mercado esperava um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros no nono mês do ano. Outras duas reduções do mesmo patamar são esperadas nas reuniões de novembro (60,5% de chances) e de dezembro (54,7%).
Fonte: Infomoney