Para abastecer a cadeia produtiva de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul com muitas informações e análises técnicas, o Sistema Famasul lançou nesta terça-feira (06), durante live, o primeiro Boletim Florestal. O periódico, com formato inédito para o segmento no estado, trará cotação de preços de produtos como madeira e borracha natural, além de dados sobre cenário para exportações e distribuição de áreas de cultivo. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (07).
O objetivo do documento é reunir conteúdo assertivo que auxilie o silvicultor na tomada de decisão. “Com os valores de comercialização da madeira e coágulo da seringueira, o produtor rural poderá planejar seu investimento, bem como avaliar se a sua atividade tem viabilidade ou se o mercado está favorável para a venda da produção”, explica o consultor técnico do Sistema Famasul, Clóvis Tolentino.
Para ter uma visão mais abrangente desta cadeia, o Boletim Florestal trará dados de exportação, distribuição do cultivo de eucalipto e seringueira, e preço de referência para importação da borracha natural.
As informações serão obtidas a partir do contato do Departamento Técnico com vendedores e compradores do segmento. “Com esses elementos, é possível levantar o preço médio de produtos florestais. No caso da madeira, informaremos ainda o valor mínimo e o máximo identificado, conforme a finalidade do produto”, acrescenta.
O boletim será publicado mensalmente e as cotações de madeira de eucalipto serão atualizadas trimestralmente. Você confere a primeira edição do Boletim Florestal aqui.
Confira também, na íntegra, a live sobre Florestas Plantadas, que teve como convidado o presidente da Reflore/MS, Moacir Reis.
Leia a matéria sobre vendas externas de eucalipto na editoria #MercadoAgropecuário.
Fonte: CNA Brasil