O nascimento dos primeiros animais resultantes dos embriões ABS NEO Premium estão possibilitando novas realidades para os produtores brasileiros; em Minas Gerais, um criador de gado Holandês comemorou o nascimento de uma bezerra top 0,1% da raça
O ABS NEO Premium representa o próximo passo da evolução da tecnologia de transferência de embriões. Fazendo o melhor uso da genética do grupo NEO de doadoras, a ABS desenvolveu um produto que oferece ao cliente o melhoramento genético a uma velocidade nunca antes vista. Com os primeiros nascimentos das bezerras ABS NEO Premium, os produtores começam a colher os excelentes resultados.
A Fazenda Vale do Leite, em Lagoa Formosa (MG), é um dos primeiros exemplos. A propriedade, que abriga 400 animais Holandês das variedades preto e branco (HPB) e vermelho e branco (HVB), já usava a tecnologia de embriões da ABS desde 2015. No ano passado, o proprietário, Antônio Celso Americano, decidiu investir no recém-lançado ABS NEO Premium.
“Trabalhamos com o objetivo de multiplicar os nossos melhores animais em um volume maior, e apenas a FIV pode proporcionar esse resultado”, comenta Antônio.
Nos últimos cinco anos, o progresso já foi muito expressivo. Hoje, a propriedade responde pela produção de 5 mil litros de leite, com capacidade de alcançar 5.300, graças às 160 vacas em lactação do rebanho. Cada animal produz em torno de 31,5 a 33,5 litros de leite, diariamente.
“Em janeiro de 2019, a produção total era calculada em 2300 litros. Só a genética pode explicar um pulo tão grande”, considera o gerente da fazenda, Matheus Henrique.
Mas, com o ABS NEO Premium, os padrões de qualidade acabam de ser renovados. Em abril, a propriedade viu o nascimento da sua primeira bezerra com genética ABS NEO Premium – a segunda bezerra em todo o Brasil.
Com genética do touro Kenobi e da vaca 22793, ela já foi avaliada, ao nascer, como uma das bezerras top 0,1% da raça em nível nacional. Um resultado, no mínimo, impressionante.
“A nossa meta produtiva é chegar aos 40 litros de leite por vaca, por dia, somando 200 vacas em lactação. Para nós, o ABS NEO Premium representa a velocidade de avanço nas gerações do nosso rebanho. Com os embriões frescos e DT, as nossas taxas de concepção sempre ficam acima de 55%, chegando a 70% em alguns casos. A taxa de prenhez média da fazenda supera os 22%”, compartilha Antônio Celso.
O representante da ABS em Patos de Minas (MG), Rodrigo Sebastião da Silva, responde pelo atendimento da Fazenda Vale do Leite. Ele enfatiza que a propriedade é 100% ABS desde 2011.
“Além do Kenobi, a equipe já apostou na genética dos touros Celtic, Crimson, Billy, Acura, Diversity, Bundle, Honda, Knox, Spectre e Newman. Com os embriões, o ganho genético é maior que nunca, e possibilita a obtenção de animais mais produtivos e lucrativos em apenas uma geração”, conta Rodrigo.
O progresso genético acelerado irá permitir cumprir novos objetivos para a propriedade. “Pretendemos vender genética para o mercado brasileiro no futuro, e acreditamos que o ABS NEO Premium é uma ferramenta que vai viabilizar essa realidade”, revela o proprietário.
Já o gerente Matheus acrescenta o que significa o nascimento de uma bezerra top 0,1% da raça na fazenda. “Com estes animais, poderemos construir um núcleo de doadoras superiores geneticamente aos animais que existem hoje dentro da propriedade, possibilitando nos igualar aos melhores criatórios do mundo”, explica.
Fonte:ABS