Na abertura do Pechow 2020, na noite desta quarta-feira, 21, em mensagem na Webinar, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, destacou as potencialidades dos investimentos aplicados em genética na pecuária tocantinense. “O Tocantins possui a vocação natural na agropecuária e, os pecuaristas investem em genética de alta qualidade e eficiência para melhoria do rebanho bovino, visando à abertura de novos mercados”, disse.
Em seu pronunciamento, o Secretário da agricultura, Pecuária e Aquicultura e presidente do Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, apontou os avanços dos últimos anos na produção da pecuária no Tocantins. “O Tocantins é eficiente no investimento genético, visando à alta produtividade do rebanho, o volume de produção da carne, em 2020, cresceu em torno de 55%, em relação ao ano passado, saltou de 39 milhões de toneladas para 61 milhões. A exportação alcançou patamares positivos, aumentou de 130 milhões de dólares, em 2019, para 241 milhões de dólares, um salto de 88% na exportação”, informou.
O evento também contou com a participação do secretário Nacional de Política Agrícola, César Halum, que falou das conquistas alcançadas na produtividade do rebanho, lembrando que a Região Norte do país, no qual Tocantins é inserido, teve um crescimento, nos últimos 10, em torno de 120% no rebanho bovino. “Isso mostra a melhoria da carcaça, maior rendimento, mas precisamos melhorar, ainda mais, a pastagem, genética e o manejo para alcançarmos melhor produtividade”, destacou lembrando que a atividade de criação em confinamento cresceu também, nos últimos anos, saltando de 8 plantas para 700 plantas em confinamento no Tocantins.
Pecshow 2020
Em sua segunda edição, a Pecshow busca impulsionar o melhoramento genético na pecuária, propondo que os animais de um rebanho tenham características positivas, avaliadas em cada sumário impactam diretamente na produtividade de uma propriedade, como, por exemplo; ganho de peso na desmama e ao sobreano, habilidade maternal; precocidade sexual; acabamento, qualidade e rendimento na carcaça.
Continuação
Nesta quinta-feira, 22, às 18, a programação continua com o tema: “A importância do melhoramento genético para a qualidade da carne e do leite”, com participação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), pecuarista da Fazenda Vale do Boi e da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFAT).
Na sexta-feira, 23, às 18 horas, a roda de conversas por meio da webinar sobre a “Pecuária sustentável – O futuro da produção”, com explanação de representantes das instituições, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) e a empresa pecuarista Agrojem.
Participação
Os pecuaristas, produtores e interessados em participar das palestras e rodadas de conversas é transmitido na plataforma do Youtube, no canal da Seagro: seagrotocantins.
Fonte: Seagro