Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Mapa lança nesta quinta-feira (3) plataforma com dados do solo brasileiro

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lança nesta quinta-feira (3), às 15h (horário de Brasília), a plataforma tecnológica do Programa Nacional de  Solos no Brasil (PronaSolos). A cerimônia terá a presença da ministra Tereza Cristina e será transmitida pelo canal do Mapa no YouTube.

A plataforma reúne os dados disponíveis sobre solos do país, coletados nos últimos 80 anos. Os dados e mapas foram produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pela Embrapa e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De forma inédita, a plataforma permite cruzamento de informações, possibilitando, por exemplo, saber a disponibilidade de água no solo de determinada região do país.

Participam também da cerimônia representantes da Embrapa, do CPRM, IBGE e de outros órgãos federais.

Entrevista coletiva

Após o lançamento, será realizada uma entrevista coletiva com coordenadores e pesquisadores sobre a plataforma.

Estarão presentes o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa e coordenador do Comitê Estratégico do PronaSolos, Pedro Alves Correa Neto; o pesquisador da Embrapa Solos e coordenador do Comitê Executivo do PronaSolos, José Carlos Polidoro; o chefe de Informações Institucionais do Serviço Geológico do Brasil, Edgar Shinzato; e o diretor de Geociências do IBGE, Cláudio Stenner.

Os jornalistas interessados em participar devem enviar e-mail com título “Coletiva PronaSolos” para imprensa@agricultura.gov.br, informando nome e veículo de imprensa. Será enviado o link para acessar a entrevista coletiva. O prazo para envio do e-mail é até 14h de quinta-feira (3).

Serviço

Lançamento da plataforma tecnológica do PronaSolos
Data: 03/12/2020
Horário: 15h (horário de Brasília)
Onde acompanhar: https://bit.ly/live-pronasolos

Entrevista coletiva
Data: 03/12/2020
Horário: 16h30

Agricultura e Pecuária
Fonte: Mapa
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *