Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Governo do Tocantins realiza webinar para apresentar produção da mandioca do plantio à comercialização

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros realizarão, nesta quinta-feira, 19, a partir das 9 horas, a live Sistema de Produção de Mandioca – Desafios e Oportunidade do Plantio à Comercialização, com o objetivo de apresentar, aos produtores, a viabilidade econômica no sistema de produção da mandioca. A live ocorrerá na plataforma do youtube, no canal da Seagro: seagrotocantins.

No webinar, serão debatidos os temas: trio da produtividade da mandioca no Tocantins; fertilidade e manejo; manejo de plantas invasoras – uso de herbicidas e custo de produção; e viabilidade econômica da produção da mandioca.

Produção

No Estado, o cultivo da mandioca está presente nos 139 municípios, sendo plantada em sua grande maioria por pequenos agricultores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins tem aproximadamente 45 mil agricultores familiares e a cultura da mandioca é cultivada em praticamente todas as propriedades rurais, seja para sua própria alimentação, comercialização in natura ou mesmo para seu processamento.

Em 2019, o Tocantins produziu mais de 225 mil toneladas de mandioca, distribuídas em mais de 15 mil hectares. Ressalta-se, ainda, que a produtividade média tocantinense é de 15,7 mil kg por hectare, acima da média nacional que é de 14, 70 mil kg por hectare.

De acordo com o técnico agrícola da Seagro, Paulo Pereira Barros, a melhora na produtividade da mandioca no Tocantins é fruto de vários fatores que podem ser elencados como primordiais para elevar o rendimento da cultura. “Entre eles, a pesquisa, a difusão de tecnologias como novas variedades e a capacitação dos técnicos, que são os responsáveis por levar aos produtores todas as inovações que surgem no mercado, mas que ainda temos muito para crescer”, pontua.

Paulo destaca ainda que a live busca dar oportunidade para que os produtores obtenham mais conhecimento sobre o manejo correto no sistema de produção da mandioca e, assim, possam alcançar alta produtividade dessa cultura, tornando-a viável e geradora de renda nas propriedades rurais.

Participarão da live, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins, da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

A programação completa por de ser consultada no site da Seagro, https://seagro.to.gov.br.

Fonte: Gov TO

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *