Com o objetivo de integrar a pesquisa acadêmica e o campo, o Governo do Tocantins vem formando parcerias com as instituições de ensino superior com foco no fortalecimento e no crescimento das cadeias produtivas.
Nesse sentido, nesta sexta-feira, 2, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, acompanhado de sua equipe, realizou uma videoconferência com representantes do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) onde discutiram uma proposta de trabalho conjunto.
Thiago Dourado ressaltou que o Ruraltins está incluindo, em sua estrutura, o setor de pesquisa e inovação dentro da área de atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural, sendo o desenvolvimento de pacotes tecnológicos fundamentais para os produtores atenderem a demanda de mercado local.
“A ideia é aproximar as instituições de ensino da extensão rural para levar conhecimentos gerados até o produtor, como também trazer informações do campo para a academia, gerando uma sinergia positiva capaz de promover uma evolução na vida do produtor para que ele avance no processo produtivo e econômico”, destacou Thiago Dourado.
O reitor do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Marcelo Müller, agradeceu pela proposta de parceria, considerando benéfica para o setor.
“Quando percebemos que o interesse é benéfico para ambas as partes, isso se torna atrativo e desafiador. A gente se disponibilizou para definir as melhores inserções que podemos colaborar. É muito bom estarmos envolvidos nesse desafio da pesquisa de campo, nas práticas e desenvolvendo propostas conjuntas, onde a gente ganha em todos os aspectos com novas oportunidades, gerando benefícios a toda nossa comunidade”, frisou o reitor.
Para o próximo passo na formalização da parceria, ficou acordada uma visita técnica às instalações do Ruraltins, na Agrotins, onde vários experimentos estão sendo desenvolvidos.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina; os diretores do Ruraltins, de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides; e de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz; e do Ceulp/Ulbra, professor Marco Moraes.
Fonte: Gov TO