O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), juntamente com a Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) buscam criar sistema de informação integrada no segmento agropecuário tocantinense (banco de dados). Inicialmente, nesta quinta-feira, 25, as instituições estiveram reunidas para dar início à criação do projeto piloto informatizado sobre as tecnologias do plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC no Tocantins.
De acordo com a gerente de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro, Valéria Mota, o projeto piloto tem como objetivo atuar na consolidação de dados e disponibilizar informações sistematizadas e geoprocessamentos na estrutura do governo. “A intenção é subsidiar o planejamento e tomadas de decisões de gestão no agro, além de promover agilidade e transparência. Com isso, será criado um banco de dados que possa transformar em indiciadores, e disponibilizar aos produtores rurais e interessados em geral”, informou.
Para o gerente de Agricultura de Baixo Carbono da Seagro, Marcelo Marcelino, a demanda de informação é crescente. A disponibilidade de sistemas de dados espaciais e o crescimento rápido das tecnologias geoespaciais, tudo isso, utiliza se como ferramenta para auxiliar a agricultura e pecuária. “Portanto, a intenção é que as ferramentas como servidores de mapa, web, clientes desktop, entre outras, possam contribuir com a sustentabilidade produtiva no meio rural”, disse.
O vice-presidente Executivo da ATI, Pedro Luis de Oliveira, explicou que entre os serviços emergentes no mundo e o avanço de técnicas e tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), a ATI-TO destaca se em união aos órgãos demandadores como um parceiro de trabalho e eficiência. “A demanda do projeto piloto do ABC foi apresentado e, iniciaremos os estudos envolvendo equipes técnicas, a Seagro e outros órgãos que trabalham com informações, imagens e processos de Geo, buscando sinergia com outros projetos existentes”, concluiu.
Fonte:Seagro