Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (02), a Portaria Nº 201, que atualiza os preços mínimos para safra de verão 2021/2022. Portanto a portaria inclui grãos como milho e feijão, fibras como algodão e juta/malva, e produtos como leite, mandioca, borracha in natura e cacau cultivado.
Os valores utilizados como referência para as operações ligadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), assegurando uma remuneração mínima aos produtores rurais.
Os preços mínimos são básicos para a operacionalização de instrumentos de apoio à comercialização. Tais como as Aquisições do Governo Federal (AGF), o Prêmio para Escoamento do Produto (PEP) e os mecanismos de financiamento.
Para os cálculos são consideração aspectos como os custos de produção ao agricultor e diversos fatores que influem nas cotações dos mercados. Portanto, a conjuntura do mercado interno e externo, a oferta e demanda nacional e mundial, a evolução dos preços, além da paridade de importação e exportação, entre outros fatores.
Os preços mínimos fixados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de acordo com a proposta enviada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Confira abaixo a atualização, de acordo com a Portaria Nº 201.