As negociações de arroz em casca no mercado nacional enfrentaram dificuldades na última semana, devido a um impasse entre vendedores e compradores. Orizicultores têm preferido vender a matéria-prima no porto de Rio Grande, onde as ofertas para exportação permanecem mais atraentes, apesar da recente queda do dólar.
De acordo com os dados divulgados pelo Cepea, no mercado interno, as transações foram pontuais e realizadas conforme as necessidades financeiras dos vendedores, que esperam uma valorização do arroz em casca. As unidades de beneficiamento mantiveram os preços de compra, com exceção daqueles que necessitavam urgentemente repor seus estoques, dispostos a pagar valores ligeiramente superiores.
De modo geral, a dificuldade na venda do arroz beneficiado, pressionado por varejistas e atacadistas, fez com que os agentes postergassem novas aquisições. Essa situação reflete a complexa dinâmica de oferta e demanda no setor, destacando a importância das condições de exportação e a expectativa de valorização no mercado doméstico.