Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Exportação do agronegócio do Brasil somam quase US$9 bi em agosto com soja e açúcar

Container transport vehicles move at the HHLA container terminal Burchardkai at Hamburg harbour in this May 5, 2010 file picture. In recent weeks, the economy that proud German politicians have taken to describing as a "growth locomotive" and "stability anchor" for Europe, has been hit by a barrage of bad news that has surprised even the most ardent Germany sceptics. The big shocker came on August 14, 2014, when the Federal Statistics Office revealed that gross domestic product (GDP) had contracted by 0.2 percent in the second quarter. Picture taken May 5, 2010. TO MATCH STORY GERMANY-ECONOMY/ REUTERS/Christian Charisius/Files  (GERMANY - Tags: TRANSPORT BUSINESS)

A receita de vendas externas, no entanto, apresenta desaceleração quando comparada aos 10 bilhões de dólares registrados em julho, quando a disponibilidade de soja para embarque era maior

As exportações brasileiras do agronegócio alcançaram 8,91 bilhões de dólares em agosto, alta de 7,8% ante igual período de 2019, impulsionadas pelo aumento de 16,5% no volume embarcado, com destaque para soja e açúcar, disse o Ministério da Agricultura na sexta-feira. Com isso, o agronegócio representou mais de 50% das exportações totais do país no mês, conforme levantamento da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais da pasta. A receita de vendas externas, no entanto, apresenta desaceleração quando comparada aos 10 bilhões de dólares registrados em julho, quando a disponibilidade de soja para embarque era maior. Em agosto, as exportações de soja em grão atingiram 2,21 bilhões de dólares, alta de 25,1% na variação anual, mas abaixo dos 3,61 bilhões obtidos em julho. A China foi responsável pela aquisição de 75% da oleaginosa comercializada pelo Brasil em agosto, o que representou 1,65 bilhão de dólares. No mercado de açúcar, com as quedas de produção na Índia e Tailândia na safra 2019/20, houve novas oportunidades para o Brasil aumentar as exportações do produto, que alcançaram em agosto 960 milhões de dólares, com incremento de 107%, disse o ministério. A demanda chinesa por produtos do agronegócio brasileiro também explica o incremento registrado em agosto. Foram despachados para o país asiático 30% a mais que o registrado em 2019, totalizando 2,7 bilhões de dólares. Já as importações de produtos agropecuários diminuíram de 1,10 bilhão de dólares em agosto de 2019 para 912 milhões no mês passado, o que significou um recuo de 17,3%. Desta forma, o saldo da balança comercial de agosto somou 7,1 bilhões de dólares.

Leia a notícia na íntegra no Abrafrigo

Fonte: Reuters 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *