Marco na história do agronegócio brasileiro, a Feira de Agrotecnologia do Tocantins – Agrotins 2020 100% Digital obteve uma movimentação financeira de mais de R$ 216,5 milhões. Em plena pandemia ao inovar e possibilitar diversas oportunidades de negócio, além de capacitações e troca de experiências, a Feira se tornou referência em todo o país. A 20ª edição da Agrotins em 2020 aconteceu totalmente digital, em um formato definido para recriar a feira física e manter as vantagens inerentes aos encontros presenciais. Participaram da edição mais de 250 expositores e foi registrado mais de 470 mil visualizações da plataforma www.agrotins.to.gov.br, inclusive com acessos de 60 países.
A plataforma foi uma verdadeira vitrine para produtores da agricultura familiar e empresas do ramo da agricultura, pecuária, piscicultura, concessionárias de veículos leves e pesados, máquinas agrícolas além de instituições financeiras e empresas que ofertam serviços e tecnologias para o campo.
“A oportunidade de capacitação e de alcance do conhecimento é um grande diferencial do ambiente virtual e, vale destacar, que na feira física alcançamos mil pessoas capacitadas e pela internet nós estamos falando de cinco mil pessoas que se capacitaram, um crescimento de quase 500%. Isso vai virar um caminho sem volta, a Agrotins vem liderando o processo de digitalização das feiras e isso foi comprovado ao sermos procurados por todas as feiras que aconteceram depois da Agrotins. A Secretária de Agricultura foi referência e demos consultoria para entenderem o processo, a dinâmica, a construção da plataforma digital que utilizamos. Fomos copiados desde o modelo de capacitação a realização de negócios também”, ressaltou o secretário Thiago Dourado.
Ele agradeceu o empenho e apoio do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, das instituições parceiras e dos servidores pelo comprometimento durante a realização da Agrotins 2020 100% Digital. “Quero parabenizar o Governador por ter abraçado a ideia, ele que tem o espírito inovador e que acredita no potencial do agronegócio tocantinense”, destacou.
Mais um marco na realização de grandes eventos no Estado foi a Pecshow. Em sua segunda edição e no formato digital, a Pecshow impulsionou o melhoramento genético na pecuária, propondo que os animais de um rebanho tenham características positivas, avaliadas em cada sumário e impactam diretamente na produtividade de uma propriedade, como, por exemplo; ganho de peso na desmama e ao sobreano, habilidade maternal; precocidade sexual; acabamento, qualidade e rendimento na carcaça. Direcionado aos técnicos e produtores agropecuaristas, cumpriu o seu propósito e contou com várias parcerias, entre elas a do Ministério da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (MAPA).
O Tocantins é eficiente no investimento genético, visando à alta produtividade do rebanho, o volume de produção da carne, em 2020, cresceu em torno de 55%, em relação ao ano passado, saltou de 39 milhões de toneladas para 61 milhões. A exportação alcançou patamares positivos, aumentou de 130 milhões de dólares, em 2019, para 241 milhões de dólares, um salto de 88% na exportação. “O Governo do Tocantins, por meio da Seagro, apresentou aos produtores as inovações das tecnologias de ponta na produção genética da carne e leite, as perceptivas para a evolução da pecuária ao compartilhar as experiências da pecuária no Brasil e do Tocantins. O Estado tem em seu DNA a pecuária, sendo uma atividade que o tocantinense ama, gosta de trabalhar e está pronto a participar de eventos que possibilite novos conhecimentos”, detalhou o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo. Ele acrescentou que as experiências compartilhadas serviram para que os pecuaristas conhecessem o que há de mais moderno na pecuária, trocar ideias e ter uma direção com relação ao futuro que planeja.
Resenha do Tempo
A Resenha do Tempo é uma ferramenta fundamental para subsidiar os produtores rurais de informações agrometeorológicas e foi retomada a gravação. “Já estávamos sendo cobrados por produtores da volta do programa. Vamos apresentar ao produtor rural as tendências do clima e tempo, com a participação do metereologista, José Luiz Cabral, para que possam tomar as melhores decisões na hora do plantio, na hora da colheita e minimizar os riscos dentro da propriedade rural.”, pontuou o gestor Thiago Dourado.
O Portal da Agrometereologia visa subsidiar constantemente o produtor rural, desde o planejamento, decisão sobre o plantio, entre outros, baseado nas informações meteorológicas coletadas nas estações.
A Resenha do Tempo é veiculada, semanalmente, nas quartas-feiras. O acesso é no site da Secretaria da Agricultura – www.seagro.to.gov.br, no endereço agrometereologia.to.gov.br, no aplicativo Infotempo Tocantins ou no canal do Portal da Agrometereologia no Youtube.
Do campo direto para a mesa do tocantinense
A agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos consumidos pelos tocantinenses como leite, a mandioca, o feijão entre outros. Além disso, o setor é a base econômica de muitos municípios e emprega milhares de famílias. Em 2020, mesmo em meio à pandemia, a agricultura familiar foi fortalecida no Estado com a qualificação e ampliação do uso da tecnologia promovendo o desenvolvimento rural sustentável.
“Nunca é demais lembrar que as grandes propriedades rurais são voltadas para produção de commodities, grãos que abastecem as indústrias e o mercado externo. Já na agricultura familiar não. A produção é diversificada, realizada em pequenas propriedades, voltada para o mercado interno e com pouco ou nenhum uso de defensivos agrícolas” destacou o secretário Tiago.
O gestor da Seagro ressaltou ainda que a secretaria tem feito um trabalho de difusão tecnológica muito forte, principalmente para levar acesso de informação aos pequenos produtores. “Nesse ano da pandemia, mesmo com todas as dificuldades, houve novas oportunidades de acesso à informação ou aplicativos. E isso possibilitou ao pequeno agricultor ampliar seu conhecimento sobre uma diversidade de cadeias de valor agregado para agricultura familiar, como fruticultura irrigada e pecuária leiteira”.
AGRO INOVATTION – Agricultura 4.0
Já está sendo discutida a importância da inovação tecnológica e suas contribuições para o desenvolvimento da agricultura no Tocantins em 2021. O Governo irá incentivar agricultores na adoção de tecnologias digitais com o intuito de obterem maior eficiência energética, econômica e ambiental.
A transformação digital tem um papel estratégico para o desenvolvimento da agricultura, permitindo maior inteligência, eficiência e compartilhamento de informações, conhecimentos. A procura por inovações na agricultura é intensa. O setor está sendo impulsionado pela IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial, drones, aceleração de Startups, edição genômica, big data, algoritmos, monitoramento remoto, imagens de satélite, informações digitais, melhorias nos processos de gestão, Blockchain, geomonitoramento, melhoria na rastreabilidade, mapeamento digital, sensores, comunicação entre máquinas, nuvem de dados, técnicas de análise de informação geoespaciais, entre outras inovações.
“Estamos em uma nova era do agro, o nascimento da indústria 4.0, onde as novas tecnologias digitais estão sendo determinantes para o aumento da produtividade nas lavouras, além de trazer diversas possibilidades ao produtor nas assertivas nas tomadas de decisão, informações vitais e precisas para o acompanhamento de todo o ciclo agrícola. A agricultura 4.0 aparece no novo cenário da hiperconectividade, conectando todos os sistemas de uma cadeia produtiva de modo a mesclar o virtual e o real no campo”, declarou o secretário da Seagro Thiago Dourado com relação a necessidade de reforçar o ciclo de transformações tecnológicas que tem como características velocidade, conectividade, autonomia, fusão de tecnologias, entre outras. “É preciso debatermos cada vez mais a importância da inovação, da sustentabilidade e da comunicação no agronegócio para conseguirmos conquistar novos mercados com credibilidade”, defende o gestor para temas importante que serão discutidos em 2021.
Fonte: Seagro