Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Dólar bate os R$6,00 e afeta o mercado de fertilizantes

Após semanas consecutivas de aumentos no preço da uréia ( matéria prima usada na fabricação de fertilizantes) O preço das matérias primas para a produção de fertilizantes voltam a subir com o aumento do dólar. Isso devido as falas descabidas e sem responsabilidade do atual presidente da república , Lula da Silva novamente sobre o Banco Central.

Como se sabe a taxa de câmbio é um fator crucial a ser considerado pelos produtores de agronegócio brasileiro, principalmente aqueles que necessitam de matéria prima do exterior para poder fabricar seus produtos, como no caso dos fertilizantes. Com essas oscilações constantes levando o dólar a um aumento sem precedentes desde o ano de 2020, batendo hoje R$6,00 ( seis reais) o equivalente a $1,00 ( um dólar) influenciam diretamente a lucratividade das empresas do setor, afetando custos de produção e os preços de venda no mercado internacional e nacional.

O impacto da alta do dólar mexe com toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, desde os custos das importações  em insumos e matérias primas na ultilização para fabricar fertilizantes até o preço final do produto nos supermercados, afetando o ponto final desse elo que é o consumidor, pois irá pagar um produto mais caro, já que os produtores agrícolas terão que repassar o preço.

No caso das Commodities, o preço de muitas matérias- primas usadas na produção de fertilizantes , como nitrogênio, fósforo e potássio, são cotados em dólar no mercado internacional.

Dólar mais forte pode levar a preços mais altos dessas commodities o que causa grande impacto direto na produção de fertilizantes. Sem contar que com o dólar mais alto pode ocasionar a pressões inflacionárias, afetando os custos da produção em geral , aumentando os preços de diversos produtos, incluindo o fertilizante , além de tornar as exportações menos competitivas.

Se o brasileiro desde o inicio do terceiro governo Lula ter que lidar com a alta carga tributária, além das taxações descabidas de vários produtos, o brasileiro tem que sofre pela falas irresponsáveis do Lula levando a fuga de capital estrangeiro e com isso fazendo o dólar subir todos os dias .

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *