Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Democratas consideram um segundo impeachment de Trump após cerco ao Capitólio

WASHINGTON (Reuters) – Os democratas do Congresso acusaram o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de incitar a insurreição e ponderaram o seu impeachment pela segunda vez, depois que simpatizantes disparados por suas falsas alegações de fraude eleitoral invadiram o Capitólio dos Estados Unidos nesta semana.

Imediatamente após o ataque de quarta-feira, que interrompeu uma sessão do Congresso realizada para certificar a vitória eleitoral do democrata Joe Biden, Trump se recusou a condenar os manifestantes, mas disse que os amava e repetiu sua afirmação de que estava sendo enganado na vitória.

A presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, e o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, pediram ao vice-presidente Mike Pence e ao Gabinete de Trump que invocassem a 25ª Emenda da Constituição, que lhes permite privar o presidente de seus poderes se ele não puder cumprir os deveres de seu cargo. Pence se opõe à ideia, disse um consultor.

Pelosi e Schumer, junto com outros líderes democratas, pediram um processo de impeachment imediato se Pence e o Gabinete se recusarem a tomar medidas para remover Trump do poder. Biden deve assumir o cargo em 20 de janeiro.

“Os atos perigosos e sediciosos do presidente exigem sua remoção imediata do cargo”, disseram eles em um comunicado na noite de quinta-feira, acusando Trump de incitar uma “insurreição”.

O vídeo de Trump na quinta-feira foi o mais próximo que ele chegou de admitir a derrota na eleição de 3 de novembro, já que prometeu uma transição tranquila para um “novo governo”, depois de semanas fazendo afirmações falsas, a eleição foi fraudada e houve uma fraude eleitoral maciça.

Em um discurso na quarta-feira, Trump exortou uma multidão de milhares a descer ao Capitol. Manifestantes invadiram o prédio, oprimindo a polícia e obrigando as autoridades a transportar legisladores para locais seguros para sua própria segurança.

Um policial do Capitólio morreu em decorrência dos ferimentos sofridos no ataque, disse a força na quinta-feira. Uma manifestante foi morta a tiros pelas autoridades e três pessoas morreram em emergências médicas.

FICANDO FORA DO TEMPO?

Com o mandato de Trump quase expirado, não estava claro se haveria tempo suficiente para concluir o processo de impeachment.

Fonte: Reuters

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *