Foi publicado no Diário Oficial da União, o registro de 64 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores.
Desses, 12 são de baixo impacto ou de base biológica e um de princípio ativo inédito no Brasil.
Países, como Estados Unidos, Austrália e União Europeia já utilizam estes ingredientes, apesar de ser o primeiro registro no Brasil.
Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.
Os órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura já fez a análise, registro e aprovação dos produtos, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.
Produtos de controle biológico
Com o registro desses 12 produtos, já somam 39 os produtos de baixo impacto para o controle de pragas (biopesticidas) registrados no ano de 2021.
Atualmente, soma-se um total de 450 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.
Fonte MAPA
Saiba mais: https://www.afnews.com.br/noticia.php?id=4225&t=Defensivos-Agricolas-Mapa-registra-fungicida-inedito-para-controle-do-mofo-branco