Analistas de mercado consultador por Globo Rural receberam de forma positiva os números divulgados nesta quinta-feira (8/10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fez o primeiro levantamento para a safra de grãos em 2020/2021.
Segundo eles, a perspectiva de aumento da produção brasileira em 10,9 milhões de toneladas, para um total de 268,7 milhões de toneladas, é considerada “factível” e influenciada, principalmente, pelo avanço na área cultivada com soja e milho.
“Há muito tempo as consultorias não levavam em consideração as projeções da Conab para soja e milho porque os números estavam fora da realidade, abaixo das estimativas”, afirma o analista da consultoria Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque.
No caso da soja, a estatal prevê um acréscimo de 4% em produtividade, para 3,5 toneladas por hectare, e aumento de 7,1% na produção, com 8,6 milhões de toneladas a mais, para 133,6 milhões, o que mantém o Brasil como maior produtor do mundo. Esse cenário resulta em aumento de 932 mil hectares na área plantada (2,5%), para 37,8 milhões de hectares.
Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural.
Fonte: Globo Rural