WASHINGTON (Reuters) – A Câmara dos Representantes dos EUA acusará formalmente o ex-presidente Donald Trump de incitar a insurreição em um discurso inflamado aos seus seguidores antes do ataque mortal deste mês ao Capitólio, sinalizando o início de seu segundo julgamento de impeachment.
Nove democratas da Câmara que atuarão como promotores passarão pelo prédio onde centenas de apoiadores de Trump lutaram com a polícia, deixando cinco mortos, por volta das 19h de segunda-feira (0000 GMT), levando o artigo de impeachment ao Senado, onde Trump será julgado .
Uma cerimônia semelhante foi realizada no primeiro julgamento de impeachment de Trump em janeiro passado, quando o escrivão da Câmara e o sargento de armas lideraram uma pequena procissão de legisladores por um Capitólio silencioso.
Ele marcará duas estreias históricas – Trump é o único presidente dos Estados Unidos a ter sido acusado pela Câmara duas vezes e será o primeiro a enfrentar julgamento após deixar o cargo. A condenação no Senado pode resultar em uma votação para bani-lo de um futuro cargo.
Leia a notícia na íntegra no Reuters
Fonte: Reuters