Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Brasil deve exportar 1,45 mi de toneladas de arroz na próxima temporada

Com leve incremento na área plantada e recuperação das produtividades médias, a produção de arroz em casca brasileira para 2024/25 foi estimada em 10,996 milhões de toneladas, alta de 7,8% sobre 2023/24, quando atingiu 10,204 milhões de toneladas. As informações são da Safras Consultoria.

A área plantada com arroz no Brasil na temporada 2024/25 deve ser de 1,585 milhão de hectares, acréscimo de 2,4% em relação à safra anterior, que foi de 1,547 milhão de hectares. A produtividade média pode atingir 6.937 quilos por hectare, ante 6.593 quilos em 2023/24. “Com barragens em níveis ótimos no estado do Rio Grande do Sul e considerando um fenômeno La Niña de moderada intensidade, espera-se boas produtividades tanto no Sul quanto nas regiões Norte e Nordeste do país”, projeta o analista de Safras & Mercado, Evandro Oliveira.

A manutenção de preços remuneradores ao longo de 2024 deve ser um fator decisivo para um leve aumento na área plantada com o cereal. “Com um mercado mais ofertado e tendência de preços mais competitivos, espera-se um leve aumento nas exportações brasileiras, estimadas em 1,45 milhão de toneladas”, pontua Oliveira. “Projetando uma boa colheita e um abastecimento satisfatório, as importações brasileiras devem recuar, sendo projetadas em cerca de 1,65 milhão de toneladas”, acrescenta.

“Apesar de não ser um aumento significativo de área plantada, deve ser suficiente para equilibrar o quadro de oferta e demanda em 2025, resultando em estoques de passagem de aproximadamente 1,73 milhão de toneladas no final de fevereiro de 2026”, comenta o consultor.

Diante disso, destaca Oliveira, a relação estoque/consumo (o quanto do consumo interno pode ser atendido pelos estoques) deve apresentar bom avanço na próxima temporada, indicando tendência de preços acomodados.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *