Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Atraso na safra de soja comprometerá oferta no Brasil em janeiro, diz AgRural

Soja 8

SÃO PAULO (Reuters) – O plantio de soja da safra 2020/21 do Brasil deverá avançar pouco nos próximos dias diante da escassez de chuvas, ampliando um atraso que afetará a oferta da oleaginosa em janeiro, quando normalmente já há colheitas mais volumosas da nova temporada, avaliou a consultoria AgRural nesta segunda-feira.

Trabalhador durante colheita de soja em Campos Lindos.18 de fevereiro de 2018. REUTERS/Ueslei Marcelino

O atraso ocorre em um momento em que uma oferta maior de soja em janeiro seria muito desejável no maior produtor e exportador global, diante da perspectiva de estoques finais mínimos em 2020 no país, após exportações fortes ao longo do ano e um consumo elevado no mercado interno.

Ao final de janeiro de 2020, o Mato Grosso –maior produtor brasileiro e que também costuma liderar os trabalhos de colheita– já havia colhido cerca de 9 milhões de toneladas, ou cerca de 25% da safra, o que não ocorrerá em 2021.

“É difícil acreditar que vai ter um terço disso colhido em janeiro do ano que vem com esse cenário que estamos desenhando. Não vai abastecer mercado em janeiro, todo o movimento do mercado vai para fevereiro”, afirmou à Reuters o analista Fernando Muraro.

Leia a notícia na íntegra no Reuters

Fonte: Reuters

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *