Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Agro passa a ter soluções energéticas mais baratas e sustentáveis para as operações

Economizar em sua fatura de energia e ser mais sustentável do ponto de vista ambiental. Esses são alguns benefícios que a abertura do setor elétrico vem proporcionando a produtores rurais e empresas que atuam em cadeias de produção de proteína animal, como a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura.

Com a implementação do Mercado Livre de Energia e da Geração Distribuída, essas atividades passaram a contar com alternativas mais baratas, em comparação com os preços cobrados pelas distribuidoras no mercado cativo, e com uma oferta cada vez maior de energia limpa de fontes renováveis.

Para aproveitar tais benefícios, elas contam com a ajuda de empresas como a Matrix Energia, uma plataforma integrada de soluções completas em energia, que oferece um ecossistema de soluções de energia limpa e renovável para residências, propriedades rurais e empresas, buscando maximizar a eficiência das operações e minimizar os custos.

Baterias de alta capacidade

Uma solução que está otimizando as operações no agronegócio é o BESS (Battery Energy Storage System) mais novo sistema de armazenamento de energia em baterias. Desenvolvido em parceria com a chinesa Huawei Digital Power, o sistema utiliza baterias para armazenar energia elétrica diretamente da rede de distribuição, permitindo maior flexibilidade na gestão da energia e mitigando riscos de indisponibilidade com possíveis intermitências no fornecimento energético.

O BEES promove ainda a possibilidade de menor utilização dos geradores a diesel, priorizando um sistema mais limpo e eficiente, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental.

Essa solução é especialmente eficiente para setores que costumam ser muito prejudicados por quedas de energia, como a avicultura, a suinocultura e a bovinocultura.

“O BESS é uma solução acessível e de alta qualidade que não apenas melhora a eficiência energética, mas também aumenta a disponibilidade de energia para nossos clientes e fortalece o compromisso dos produtores com a sustentabilidade”.

Segunda maior do país

Joint venture entre o grupo suíço Duferco e a Prisma Capital, a Matrix Energia foi criada em 2014 e vem crescendo em ritmo acelerado. Em 2023, a empresa alcançou a posição de segunda maior comercializadora varejista de energia em volume consumido, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), e recebeu da S&P Global Ratings, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, a nota “brA”, atribuída a empresas que demonstram confiabilidade e solidez financeira.

Além do benefício ambiental de utilizar energia de fonte limpa e renovável, esse sistema proporciona uma redução de até 20% na conta de luz, graças à eficiência das usinas solares e à proximidade da produção aos pontos de consumo.

Já o Mercado Livre de Energia, existente no Brasil desde 1995, permite que consumidores de média e alta tensão escolham livremente o fornecedor de energia. O cliente continua fisicamente conectado à distribuidora local, que permanece responsável pela entrega da energia. Mas tem a liberdade de negociar preços e condições de fornecimento diretamente com uma comercializadora de energia, permitindo obter condições mais favoráveis.

A plataforma comercializa energia ao consumidor final a preços abaixo do mercado cativo, enquanto a concessionária local cuida da distribuição da energia. Nesse modelo, o cliente economiza até 35% na conta de energia e pode optar por fontes de energia mais sustentáveis.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *