O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, acompanhado do secretário executivo, Adenieux Santana e o vice-presidente do Ruraltins, Anibal Rodrigues estão cumprindo uma extensa agenda de trabalho em Brasília. Pela manhã nesta quarta-feira, 02, fizeram uma visita técnica no Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto – PAGT com o objetivo de conhecer o sistema de concessão do Parque e troca de experiências na organização das Feiras. O Parque é um importante espaço para o desenvolvimento da agropecuária do Distrito Federal voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos.
“A visita possibilita conhecer a dinâmica na organização de outras Feiras Agrotecnológicas, a estruturação do ambiente, o sistema de concessão e os fatores e aspectos pertinentes a fim de promover uma melhor integração entre produtores, expositores e visitantes. O Governo do Tocantins entende que é possível através da troca de experiências fomentar e integrar as atividades econômicas para o desenvolvimento do Agro no Estado”, considerou o secretário Thiago Dourado.
Já na parte da tarde, a equipe de gestores do Tocantins juntamente com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum, se reuniram com o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo, para tratar de assuntos e parcerias para regularização fundiária em assentamentos da reforma agrária no Estado do Tocantins.
Segundo Thiago Dourado a agenda em Brasília atende a uma determinação do governador Mauro Carlesse, para que busquem, de maneira efetiva, os meios legais para regularizar e titularizar as terras dos assentados do Tocantins. “Nesse encontro com o presidente do Incra, Geraldo Melo, desenhamos algumas estratégias para acelerar o processo de titularização dos assentamentos em nosso Estado. É uma luta que o governador determinou, e nós, com muito trabalho e afinco, vamos realizar, contando com o apoio total das equipes da Seagro e do Ruraltins neste processo”, destacou Dourado.
Fonte: Seagro