O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Universidade do Tocantins (Unitins) e parceiros organiza o “6° Encontro para Apresentação das Tendências Agrometeorológicas do Estado” com o Tema: Agrometereologia na Era Digital, que será no formato 100% virtual, devido ao atual momento de enfretamento a pandemia do novo Coronavírus. O evento será no próximo dia 25 de setembro e servirá de indicador climático para produtores rurais na safra 2020/2021.
Segundo a gerente de agrometeorologia da Seagro, Denise Coelho, as condições de tempo e clima são fundamentais para agricultura, pois além de ser um dos principais fatores que determinam a produtividade de uma cultura, auxiliam também na elaboração do calendário de atividades das propriedades rurais. “Portanto, essas informações são fundamentais, pois o produtor pode escolher o melhor dia de plantio, de colheita, ou o melhor dia para manejar o solo, realizar a irrigação e demais práticas culturais”, disse.
A gerente destaca ainda que a agrometeorologia permite saber também a direção e intensidade do vento, auxiliar na aplicação de defensivos, e assim, evitar a deriva desses produtos, “o alerta de ocorrência de eventos extremos, como a ocorrência de chuvas e ventos fortes possibilita ao agricultor se precaver e evitar que ocorram perdas à propriedade”, complementou.
Para o secretário da Seagro, Thiago Dourado, a informação garante que produtores estejam preparados e possam planejar melhor o plantio. “Um dos setores que não tem sofrido perdas consideráveis é a agricultura no Tocantins. O planejamento ocorre quando o produtor tem conhecimento sobre o tempo, às previsões do início das chuvas e assim possam enfrentar e solucionar possíveis imprevistos e/ou mudanças bruscas que venham ocorrer no agronegócio em decorrência do clima. O sucesso do campo depende das condições climáticas, visto que pode afetar todo o processo produtivo. O governo ao promover o “6° Encontro para Apresentação das Tendências Agrometeorológicas do Estado” tem o objetivo de auxiliar os produtores nas tomadas de decisões”, pontuou o secretário.
Participação – acesso
O evento será transmitido no Youtube. O QR Code para acesso ao Encontro de Agrometeorologia estará disponível no site seagro.to.gov.br, no aplicativo INFOTEMPO Tocantins e no Portal da Agrometeorologia – agrometeorologia.seagro.to.gov.br, no dia do evento.
Programação – dia 25
8h30 – Apresentação de vídeo sobre o INFOTEMPO TO.
9h – Abertura Oficial
Thiago Pereira Dourado – Secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado do Tocantins
9h15 – Perspectivas e Desafios do Seguro Agrícola para a Safra 2020/2021
10h – Previsões climáticas para o início das chuvas no Tocantins.
Marcos Heil Costa – Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa/MG
10h45 – Perspectivas e tendências agroclimatológicas para a Safra 2020/2021
Filipe Pungirum – Climatempo, São Paulo /SP
11h30 – Perguntas e respostas
12h – Encerramento
Fonte: Seagro