Entre os dias 24 e 28, ocorre em Mato Grosso a pesquisa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atualizar as informações da safra de milho, soja, feijão, algodão, girassol, gergelim, mamona e arroz, com foco na colheita e comercialização.O resultado deste trabalho será divulgado no dia 10 de setembro próximo, no anúncio do 12º Levantamento da Safra de Grãos e Fibras, realizado pela estatal em todo o país.
A apuração dos dados envolve contato com analistas, escritórios de assessoria técnica, produtores e revendas de insumos em 77 municípios com maior produção agrícola no estado. O objetivo é a coleta de informações sobre as questões fitotécnicas e de mercado que influenciam a produção, tais como área plantada, perspectivas de produtividade, influência climática, ataque de pragas e doenças, colheita, comercialização e demais dados relativos às culturas pesquisadas.
O estudo para o 12º levantamento da safra de grãos confirma as informações coletadas no levantamento anterior, e ratifica a produção recorde de milho 2ª safra no estado, estimada em 34 milhões de toneladas do cereal. Hoje, Mato Grosso é o maior produtor de milho do país, sendo responsável por 45% do total produzido no Brasil. Em função do afastamento social imposto pela COVID-19, todo o trabalho de levantamento das informações será realizados remotamente, com apoio da rede de informantes.
Fonte: Conab