A Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a operação Capim Fértil 2, como desdobramento de uma outra ação (Capim Fértil, deflagrada em 9/7/20) que investiga fraudes em benefícios previdenciários. Durante a operação de hoje, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal da Paraíba, na cidade de Capim, visto que após a primeira fase da operação foi possível identificar a mulher responsável pela falsificação dos documentos, alvo do mandado.
De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam documentos falsos para a obter benefícios previdenciários. Um intermediário utilizava o mesmo proprietário de terras para emitir diversas declarações de atividade rural no município de Capim, destinado a pessoas que nunca trabalharam em suas terras.
Inicialmente foram emitidas mais de 60 declarações para trabalhadores rurais dessa forma. O prejuízo estimado deve chegar aos R$ 5 milhões. Entretanto, o valor pode ser ainda maior já que as investigações continuam.
Os acusados responderão por estelionato, sem prejuízo de outros delitos eventualmente verificados com o decorrer do inquérito.
A operação contou com a participação de quatro policiais federais e dois servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Fonte: Ministério da Economia