Nesta terça-feira (11/8), o governo federal apresentou a representantes do Fundo Soberano da Arábia Saudita (PIF) os principais projetos de desenvolvimento em curso no país, sobretudo na área de infraestrutura, energia e agricultura.
Organizado pela Casa Civil, o encontro reuniu representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Economia (ME), da Infraestrutura (Minfra), da Agricultura (Mapa), das Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Secretaria-Geral da Presidência da República, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Durante o evento, a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, apresentou a carteira de projetos do PPI, especialmente aqueles na área de transportes, segurança hídrica e saneamento.
Entre os destaques, a Ferrogrão – projeto de ferrovia ligando o polo produtor de grãos de Sinop, no Mato Grosso, ao Porto de Miritituba, no Pará, que poderá revolucionar a logística agroexportadora nacional – e os Projetos de Integração do Rio São Francisco e de irrigação do Baixio do Irecê, além das ações para concessão à iniciativa privada dos serviços de água e esgoto de diversos municípios brasileiros, com apoio do governo federal.
Os representantes do Fundo Soberano Saudita informaram que mantêm uma equipe dedicada à análise dos projetos de infraestrutura brasileiros, devido à relevância atribuída à parceria estratégica com o país. O Fundo reforçou sua intenção de investir US$ 10 bilhões no Brasil – sobretudo na área de infraestrutura – manifestada durante visita presidencial realizada em outubro de 2019.
Fonte: Ministério da economia