O Banco Mundial anunciou que dobrará seus compromissos de financiamento para o setor agrícola global, com a meta de investir até US$ 9 bilhões por ano até 2030. Esse novo direcionamento de recursos tem como objetivo reforçar a segurança alimentar mundial e mitigar os impactos das mudanças climáticas sobre a agricultura.
Parte desse investimento será destinada a países em desenvolvimento, como o Brasil, que é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. O foco do Banco Mundial é apoiar a adoção de tecnologias sustentáveis, práticas de agricultura de baixo carbono e iniciativas que promovam o uso eficiente da água e a conservação de recursos naturais.
O Brasil, sendo um dos principais produtores de commodities como soja, milho e carne, poderá se beneficiar com projetos que incentivem a modernização agrícola, redução do desmatamento e integração de cadeias produtivas mais sustentáveis. Essa iniciativa também é parte do esforço global para combater a fome e promover sistemas alimentares resilientes em face das mudanças climáticas.
Fontes: Agro Estadão, AGRO ESTADÃO, Agrofy, NOTÍCIAS AGRÍCOLA