O mercado financeiro inicia a semana de forma volátil, com o dólar registrando uma nova alta nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2024. A moeda americana foi cotada a R$ 5,75, refletindo as tensões no cenário internacional, especialmente devido aos conflitos no Oriente Médio e às incertezas econômicas nos Estados Unidos. A cesta de moedas DXY hoje subiu 0,50% mostrando que todas as moedas fortes perderam força frente o dólar, um movimento de busca por segurança.
Esse movimento de alta do dólar impacta diretamente o setor agrícola brasileiro, que depende da moeda americana para precificar exportações e adquirir insumos. Se, por um lado, o dólar elevado favorece as exportações, já que o produtor brasileiro recebe em dólar e tem margens de lucro maiores, por outro lado, encarece os custos de produção. Insumos como fertilizantes, defensivos e maquinário agrícola são cotados em dólar, o que acaba pressionando as margens de lucro no mercado interno.
O cenário financeiro global continua a influenciar as decisões de investidores e exportadores brasileiros, que buscam aproveitar o momento favorável para as exportações agrícolas, mas também precisam lidar com o aumento de custos e a volatilidade dos mercados. A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) abriu a semana com leve alta, puxada pelos papéis das empresas exportadoras, que se beneficiam do câmbio favorável