De acordo com o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a semeadura de soja atingiu 2,4% até o momento. No Mato Grosso, apesar das chuvas registradas, o déficit hídrico no solo, agravado por altas temperaturas, tem dificultado o progresso do plantio, resultando em um avanço abaixo do observado no mesmo período da safra anterior. As regiões Norte e Oeste do estado se destacam com os maiores volumes de precipitação e o maior avanço na semeadura.
Em Mato Grosso do Sul, o plantio começou com chuvas na região Centro-Sul, enquanto na região Norte, os volumes de chuva foram insuficientes para auxiliar o plantio. No Paraná, a semeadura avança nas regiões Oeste e Sudoeste, com a maioria das áreas apresentando desenvolvimento vegetativo inicial e boas condições de crescimento.
Em São Paulo, o plantio foi iniciado recentemente. Na Bahia, as lavouras estão em desenvolvimento nas áreas irrigadas do Oeste, com as plantas nos estágios de germinação e emergência.