De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma massa de ar quente que estará atuando sobre a região Centro-Sul do Brasil deverá elevar as temperaturas em boa parte do país durante a semana. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Bolívia, na Região Norte e parte da Região Sudeste, especialmente na faixa oeste de São Paulo as temperaturas máximas poderão ficar próximas a 35 graus na próxima semana.
Na Região Sul, as temperaturas tendem a ser mais amenas, por conta do retorno da chuva, que é esperada a partir do dia 22, com o avanço de uma frente fria. Esta levará chuvas generalizadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraguai, sul e leste do Paraná, mas não terá força para avançar sobre grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, Matopiba e o interior do Nordeste. “Essa chuva pode pegar a faixa litorânea de São Paulo no dia 25, ocasionando problemas no porto de Santos, bem como em Paranaguá, no Paraná”, disse.
Santos disse que o frio está previsto para retornar ao Sul do Brasil a partir do dia 29, o que é um ponto de atenção para quem deseja iniciar o cultivo da safra de milho.
O agrometeorologista comenta que o mês de setembro ainda deve ser marcado por poucas chuvas na região Sudeste e Centro-Oeste, por conta do La Niña. Assim, o regime de chuvas deverá se normalizar nessas regiões somente a partir de outubro.