De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana será marcada por chuvas na Região Sul e pelo retorno do frio a partir de sexta-feira, com o avanço de uma massa de ar polar. No decorrer dos próximos 15 dias, a tendência é de chuvas na Região Sul, que podem atingir áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraguai e Bolívia.
Nessa segunda-feira (5), as chuvas devem atingir o Rio Grande do Sul e, a partir de amanhã, a frente fria começa a avançar, atingindo Santa Catarina e parte do Paraná. Na quinta-feira (8), o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que a frente fria pode atingir o extremo sul de São Paulo e o sul de Mato Grosso do Sul, levando chuvas. No final de semana, essas chuvas tendem a avançar mais por São Paulo, devido a presença de uma massa de ar polar sobre o Centro-Sul do Brasil.
Santos afirma que o ingresso de uma massa de ar polar deverá levar ao declínio acentuado das temperaturas entre os dias 9 e 10, pegando desde a metade sul do Mato Grosso, Goiás, Minas e atingindo toda a Região Sul. Pode haver geadas sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e leste do Paraná, Paraguai e sul de Mato Grosso do Sul. Ele alerta que, no momento, os modelos não sinalizam geadas sobre o norte do Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
Entre os dias 11 e 12, a massa de ar polar perde força e empurra a frente fria para região Sudeste. Santos ressalta, porém, que caso a frente fria avance rápido e o tempo abra, há possibilidade de geadas em São Paulo.
As demais regiões do Brasil terão uma semana de tempo aberto e de temperaturas elevadas na semana.
No decorrer de agosto, as chuvas devem continuar sobre faixa litorânea do Nordeste e na Região Norte do Brasil.
EUA
Santos destaca que as chuvas devem retornar sobre o Meio-Oeste dos Estados Unidos durante a semana, embora as temperaturas ainda sigam elevadas. O destaque ficará com os altos volumes de chuvas previstos para o leste do Estados Unidos, principalmente na Flórida, com a passagem do furacão Debby.
Na segunda quinzena de agosto deve voltar a chover bem em todo o Meio-Oeste dos Estados Unidos, mantendo condições muito boas ao desenvolvimento das lavouras.