A terceira estimativa do Valor Bruto de Produção (VBP) da agricultura para 2024 em Mato Grosso, divulgada pelo boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), aponta para um montante de R$ 131,75 bilhões. Esse valor representa um aumento de 9,11% em relação à previsão anterior. No entanto, quando comparado ao ano passado, o VBP é 23,57% menor.
A soja continua sendo a principal cultura agrícola do estado, com uma participação de 55,52% no VBP da agricultura nesta projeção. O indicador para a oleaginosa está estimado em R$ 73,14 bilhões, refletindo uma elevação de 8,91% em relação à estimativa anterior. Esse crescimento é atribuído à valorização dos preços da soja nos últimos três meses.
Apesar dessa recuperação, o VBP da soja registra um recuo de 28,24% em comparação com a perspectiva de 2023. A redução é explicada pela menor produção observada na safra 2023/24 em comparação com a safra anterior e pela significativa queda nos preços da oleaginosa em relação a 2022.
Ainda restam mais de 22% da produção de soja a ser negociada para a temporada, o que pode levar a novas alterações na estimativa do VBP da soja em Mato Grosso até o final da consolidação dos dados.