Faltando poucos dias para o anúncio oficial do Plano Safra 2020/2021, o Ministério da Agricultura se prepara para algumas movimentações em cargos do alto escalão. O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) convidadou como diretor de projetos, O secretário de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke. Desta forma, Schwanke deixará o ministério no dia 30 de junho para assumir o posto de diretor no IICA, já a partir de 12 de julho.
Sendo assim, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina acertou a entrada no novo posto apenas em julho deste ano. No entanto o objetivo era que o secretário seguisse integrando a equipe da pasta até a definição do Plano Safra 21/22.
Posteriormente, para o lugar de Schwanke, o nome escolhido foi o do atual secretário de Política Agrícola, César Halum. Como já atuou com extensionismo rural, ficou feliz com o convite de assumir a Secretaria de Agricultura Familiar. O atual secretário de Política Agrícola afirma que a manterá equipe e seguirá com trabalho que está sendo feito no ministério.
Da mesma forma, nome mais cotado para a vaga deixada por Halum, é do ex-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Guilherme Soria Bastos, assessor especial da ministra Tereza Cristina.