A demanda retraída somada aos estoques elevados de produtos lácteos nas indústrias resultaram em queda nos preços no atacado e no varejo em fevereiro último.
Considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, o recuo foi de 1,5% no mercado atacadista na comparação mensal.
O leite em pó foi o produto que apresentou a maior queda no preço, de 4,3%. O queijo muçarela e o creme de leite caíram 4,0% e 3,7%, respectivamente, na comparação mensal.
O preço do leite longa vida (UHT) caiu 1,8% na segunda quinzena e 3,3% no acumulado do mês nas indústrias.
A retração no consumo, ainda atrelada ao começo de ano e ao fim do auxílio emergencial, é impactada pelas incertezas com relação à retomada da economia e à diminuição do poder de compra da população.
Dessa forma, um aquecimento da demanda interna dependeria do retorno do auxílio emergencial, que, se confirmado, deverá ser de valor menor e pago a uma menor parte da população, comparativamente com o auxílio pago no segundo semestre de 2020.
Para saber mais sobre o mercado de leite, custos de produção, clima, preços dos lácteos no atacado e varejo e expectativas para a cadeia assine o Relatório de Mercado de Leite da Scot Consultoria.
Leia a notícia na íntegra no Scot Consultoria
Fonte: Scot Consultoria