O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza nesta quinta-feira, 04, às 10h15, uma webinar para debater as tendências e desafios da ovinocaprinocultura no Tocantins, além de integrar criadores, técnicos e demais envolvidos na cadeia produtiva. A participação é aberta aos produtores, técnicos da área, estudantes do agro e demais interessados no tema. A transmissão será via canal do YouTube da Seagro, no endereço https://www.youtube.com/watch?v=Xi5-kB_QMdk.
O Tocantins atualmente possui, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC), um rebanho de mais de 105.000 mil cabeças de ovinos, em 8.511 propriedades. Já com relação aos caprinos, atualmente o Estado conta com um rebanho de 13.939 animais espalhados em 2.695 propriedades.
“A ovinocaprinocultura no Tocantins figura-se como uma criação que, embora pequena frente às estatísticas nacionais, apresentam produtores com elevado interesse em tecnificação, com criadores de genética e com criação em sistema de incremento nutricional intensificado, atingindo bons índices de produção e produtividade”, detalhou o secretário da Seagro, Jaime Café.
De acordo com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, o Governo do Estado, por meio da Seagro, tem acompanhado e contribuído com o desenvolvimento da cadeia de ovinos e caprinos, principalmente com o fomento da atividade, através de seminários, workshops, dias de campo e outros eventos que permitam o repasse de conhecimento e tecnologia ao produtor, melhorando consideravelmente o sistema, a produção e a qualidade do produto final ofertado ao consumidor.
“Conectados nas informações, a Seagro realiza esse debate para reforçar a viabilidade da atividade no Tocantins. Desta forma, os temas aqui abordados, serão subsídios aos técnicos e produtores, para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais próspera e eficiente”, concluiu o diretor.
O Tocantins também possui abatedouro com Sistema de Inspeção Municipal (SIM), no município de Lajeado, e o Frigorífico Providência com Sistema de Inspeção Estadual, com capacidade de abate de 110 Cab/dia, no município de Miracema.
Palestras
10h30 – Tendências e Desafios da Ovinocaprinocultura. Palestrante Olivardo Facó.
11h – Manejo e Nutrição de caprinos e ovinos. Palestrante Clauber Rosanova.
11h30 – Importância da Câmara Setorial. Palestrante Pedro Pires.
Fonte: Seagro