O caminho para o sucesso na atividade pecuária começa pelo gerenciamento das pastagens. Escolher o manejo correto das forrageiras faz toda a diferença, especialmente em grandes fazendas de gado de corte. A necessidade do produtor é de mais gado por hectare, porém, a superlotação acelera a degradação da pastagem. Dessa forma, a manutenção e a recuperação do pasto são as opções mais acertadas, principalmente, porque, a falta de chuva e as bruscas mudanças climáticas tornam as respostas do pasto um tanto incertas no caso de uma reforma. Assim sendo, saber avaliar as condições do pasto e conhecer as vantagens da recuperação em relação à reforma, é fundamental para ser assertivo na escolha do manejo.
Uma análise de custo, desenvolvida por agrônomos especialistas, aponta que: entre reformar e recuperar, a melhor opção é a recuperação, dada a quantidade de processos e os valores embutidos em cada um deles. Confira na tabela abaixo:
A recuperação é mais viável e financeiramente mais vantajosa, uma vez que o custo médio fica abaixo de R$ 1mil, enquanto que a reforma ultrapassa R$ 2,5mil. Isso porque, a recuperação não requer atividades como dessecação, uso de grade, subsolagem ou semeadura, assim, apresenta mais vantagens e menor custo. Mas, para o sucesso completo da recuperação é necessário o uso de produtos com tecnologias específicas, que auxiliem na nutrição e na correção do solo. O Fertimacro é uma opção vantajosa para este tipo de manejo, já que tem efeito ferticorretivo, oferece correção para o solo e nutrição para o pasto, simultaneamente.
Saiba mais sobre Fertimacro, seu aliado para um pasto de qualidade.
A principal característica é a formulação do produto. Fertimacro não é calcário, é um óxido com elevadas concentrações de cálcio e magnésio e alta reatividade. Tem as características ideais para suprir as demandas do pasto. Na recuperação da pastagem o efeito aparece em poucos dias, aumenta o perfilhamento, prolonga o período de pastejo dos animais e garante rebrota rápida, o que auxilia na supressão das ervas daninhas. A granulometria do Fertimacro, que garante escoamento perfeito em qualquer tipo de implemento, e a alta reatividade do Ca e do Mg em contato com o solo, são as principais vantagens desse produto.
Recuperar é a melhor opção, mas quando a degradação é muita, a reforma é necessária.
Se a recuperação não for realizada a tempo, a degradação da pastagem poderá avançar. Quando o pasto apresenta elevada compactação, baixo estande de forrageira, falhas na cobertura, dominação por ervas daninhas ou até com começo de erosão, é necessário que se faça a reforma.
Leia a notícia na íntegra no Scot Consultoria
Fonte: Scot Consultoria