Por Kemily Leso
A última semana de novembro foi bem produtiva para os tocantinenses. Na sexta-feira, dia 27, aconteceu o último dia da capacitação técnica para profissionais atuarem na cadeia produtiva do maracujá em Tocantins, projeto este que é do Governo do Estado.
A capacitação técnica ocorreu em Palmas, no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), localizado no Complexo de Ciências Agrárias da Unitins, sendo ministrada pelo pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo, Dr. Raul Castro Carrielo Rosa.
Na ocasião, tiveram cerca de 40 alunos, sendo Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) conheceram, em detalhes, todas as tecnologias voltadas para a produção de maracujá.
As aulas foram presenciais com teoria, alinhado a prática, seguindo todas as recomendações de cuidados contra a COVID-19. A prática aconteceu na fazenda do Sr. José Rezende, no município de Miracema, produtor que tem quase 3 hectares de plantação de maracujá com fase mais antiga e uma área nova com quase 1 hectare.
Esses projetos são de grande importância para o Estado e os produtos locais, para que isso aconteça os responsáveis são os diretores do Ruraltins, Marco Aurélio Vaz, de Assistência Técnica e Extensão Rural, e Kin Gomides, de Pesquisa e Inovação, além do supervisor regional de Porto Nacional, Willians Silva Luz, gerentes e servidores do Ruraltins do escritório central.