Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o primeiro dia de dezembro será marcada com muitas em áreas do centro-sul do Brasil. Segundo Heráclio Alves, meteorologista do Inmet, a frente fria que estava em atuação no sul do país avança pelo Oceano para outras áreas e um sistema de baixa pressão ajuda na instabilidade e formação de nuvens carregadas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.
Devido às altas temperaturas dos últimos dias e o calor intenso previsto para as próximas 24 horas, Heráclio destaca que há chances de queda de granizo e rajadas de ventos para todas áreas. “As temperaturas estão previstas entre 36 e 37 graus em toda a área, o que aumenta bastante as chances de quedas de granizo e chuva forte”, afirma o meteorologista.
O Inmet emitiu alerta laranja para o Mato Grosso do Sul e amarelo para tempestade em toda a região sul do Brasil, São Paulo e áreas de Minas Gerais nesta terça-feira (1º). De acordo com o aviso, o norte do Rio Grande do Sul, todo estado de Santa Catarina e Paraná podem receber tempestades até às 23h desta terça. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, afirma o comunicado.
Leia a notícia na íntegra no Notícias Agrícolas
Fonte: Notícias Agrícolas