Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Copa Azevedo de Laço em Dupla

Por Camila Furtado

Neste final de semana, dia 21, aconteceu a 5• etapa da Copa Azevedo de Laço em Dupla que foi realizada com a presença de vários laçadores do Tocantins e de estados vizinhos. A Copa que tem 6 etapas, acontece no Rancho Azevedo na capital, Palmas, mas devido ao Corona Vírus o evento sofreu alterações, mesmo assim, a cada etapa as expectativas de participantes e de organização são superadas.

Um dia antes da 5• etapa, na sexta-feira, durante a noite, os competidores participaram de um Match Point com premiação exclusiva para esta. No dia seguinte os laçadores já estavam em pista as 9 horas iniciando mais uma prova. Gustavo Mato Grosso e Robson Ciriaco foram os campeões desta etapa cravando no boi da final, o tempo de 5 segundos e 82 milésimos.

O evento traz com a apresentação do team roping, o reconhecimento para o Tocantins de não só desta, como de todas as modalidades equestres que crescem gerando emprego e movimentando principalmente, o mercado do cavalo atleta. Esta movimentação abrange uma diversidade de setores dentro do mesmo segmento, já que para a prática, os animais seguem com alimentação balanceada com introdução de ração, tanto animais quanto competidores utilizam acessórios essenciais para a proteção, incluindo equipamentos comuns para cada modalidade, alem disso, o trabalho nos ranchos, exige rotina de treino e de manejo, o que garante a participação de profissionais desta área que somam para o desenvolvimento do mundo equestre.

A grande final está agendada para o dia 12 de dezembro deste ano e mais uma vez, os atletas devem marcar presença na última prova da Copa Azevedo. “Certamente, este será o ponta pé para grandes eventos equestres no estado, já que a presença dos competidores cresce e o reconhecimento vem como consequência do sucesso de cada etapa”, destacou o competidor e organizador da Copa, Virgílio Azevedo que é também, proprietário da primeira pista coberta que será em breve inaugurada no Tocantins.

Conheça o Team Roping

A modalidade também é conhecida como Laço em Dupla no Brasil sendo esta, uma atividade que nasceu nos Estados Unidos como uma forma dos peões demonstrarem sua habilidade em amarrar novilhos, já que esse trabalho é frequente no dia a dia em campo dos vaqueiros para manejo dos bezerros.

O team roping é disputado em duplas sendo um dos laçadores responsável por laçar a cabeça do novilho (o cabeceiro) e o outro, as patas traseiras (o peseiro). Os dois competidores precisam ter uma boa sintonia para realizar o percurso que além de muita técnica, é necessário correr contra o relógio. A dupla vencedora é a que concluir a laçada em menor tempo, com o novilho preso pela cabeça e pelas duas patas traseiras no centro dos dois cavalos que estão sendo montados pelos profissionais.

Para que a prova seja realizada, os competidores; (cabeceiro e peseiro)  se posicionam em uma arena/pista com areia em um local apropriado com brete, onde os novilhos são posicionados em fileira para saída quando solicitada pelo cabeceiro, que fica do lado esquerdo e o peseiro, do lado direito do brete.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *