Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Governo e MAPA realizam Live sobre Apoio à Intercooperação e êxito de famílias cooperativistas

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e parceiros realizam, nesta terça-feira, 27, às 19h, no canal da Seagro no Youtub, a Live sobre o tema: “Intercooperação e Experiências Exitosas de Famílias Cooperativas”. As abordagens relatarão o eixo Apoio à Intercooperação do programa do Governo Federal Brasil Mais Cooperativo, bem como experiências exitosas de famílias cooperativistas no âmbito da Agricultura Familiar.

O Programa Brasil Mais Cooperativo é uma iniciativa do MAPA, e visa apoiar o cooperativismo e o associativismo rurais brasileiros, por meio da oferta de assistência especializada, da promoção, intercooperação, da formação técnica e da qualificação de processos de gestão, produção e comercialização nos mercados institucionais e privados.

Entre as ações do programa está a ampliação do acesso, por cooperativas e associações, aos diversos mercados, privado e de compras governamentais, com prioridade às aquisições de alimentos da agricultura familiar em compras públicas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“O Governo do Tocantins acredita que a troca de experiências evidencia a importância de conhecermos como a organização de agricultores que, apoiados por políticas públicas específicas, constituíram em novas trajetórias de desenvolvimento. A estruturação e dinâmica no campo rural possibilita a ampliação do protagonismo e da autonomia na produção e comercialização”, reforçou o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) Thiago Dourado, quanto à programação da Live.

Para a Médica Veterinária e representante da campanha #MulheresRurais no Tocantins, Patrícia Rezende, a Live se configura em uma oportunidade para a Secretaria da Agricultura e parceiros. “Com isso, possamos em conjunto com as lideranças da Agricultura Familiar no estado e parceiros, pensar em proposições de políticas públicas, e, após, chegar a uma validação e efetivação. Estamos no início”, diz.

São parceiros a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Ocergs-Sescoop/ RS.

Fonte: Seagro

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *