Cenario Rural

Olá [current_user]! Seja bem-vindo(a)!

Após 10 meses de Assistência Técnica do SENAR Roraima, produtores comemoram resultados positivos com lucro na pecuária de leite

Com redução de custos na produção, agregado ao aumento do valor do leite, os produtores Paulo César Ferreira e Francisca Linhares, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial – ATeG há dez meses, tiveram aumento de 40% de rentabilidade com a atividade leiteira desenvolvida no sítio Ponta Poran, no Município de Cantá.

Há mais de 23 anos atuando no meio rural, na cadeia de fruticultura e bovinocultura de corte, os produtores aderiram à cadeia de bovinocultura de leite há três anos. Eles destacam que antes faziam o controle superficial da produção, mas, atualmente, após a assistência técnica do SENAR, com a aplicação das técnicas repassadas, estão caminhando para uma nova fase na gestão da renda na propriedade.

Com produção diária de 85 litros de leite por dia, a senhora Francisca ressalta o controle que tem aplicado a nova renda. “Antes não sabíamos quanto entrava e nem quanto gastávamos.  Hoje temos um controle de tudo que entra e sai, temos um trabalho mais gerencial e com técnicas. Esse é o diferencial da assistência recebida em nossa propriedade” destacou a Produtora.

As orientações de manejo têm contribuído significativamente no sítio Ponta Poran. O produtor afirma que já chegaram a perder animais produtivos pela falta de orientações corretas no manejo com os animais e, neste caso, a assistência técnica tem levado as orientações necessárias para evitar esses tipos de perdas.

Atualmente a assistência Técnica e gerencial do Senar tem beneficiado 60 produtores rurais na cadeia produtiva de bovinocultura de leite e de fruticultura nos Municípios de Boa Vista, Cantá, Bonfim, Mucajaí. É uma das prioridades do Presidente do Sistema FAERR/SENAR, Sílvio de Carvalho, auxiliar o produtor rural com técnicas e orientações corretas por meio do Programa da ATeG.

Fonte: CNA Brasil

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *